quarta-feira, 29 de abril de 2009

SEMPRE ALERTA!

Por Sergio Moacir Pereira Fontana

Quando vi o desfile dos escoteiros na abertura dos desfiles da Semana da Pátria, em 1971, pensei, no mesmo momento, em me tornar um deles. Achei bonita a performance da gurizada, daí o interesse. Uns dias depois descobri que dois outros meninos que moravam perto da minha casa, também tiveram a mesma idéia.
As reuniões do Grupo Escoteiro Dom Diogo de Souza, em Bagé, RS, eram aos sábados, a partir das 14 horas. Fui lá e me apresentei, digo, a minha mãe foi junto - para me matar de vergonha – e falou com o chefe dos escoteiros. Fui integrado ao grupo na tropa 2, porque a tropa 1 já estava completa. Foi a fórmula encontrada para dar conta do “enxame” de garotos que resolveu aparecer por lá – coincidência, ou não – uma ou duas semanas depois do Dia da Independência.
Não sei se o governo militar no Brasil tinha alguma relação com o Movimento Escoteiro, mas eu logo descobri que não tinha muita aptidão para aquela rigidez toda. O regime era de quartel, e com direito a enérgicos xingamentos por parte dos chefes das duas tropas.
Resisti por dois anos. Mas durante o tempo em que estive por lá, levei a sério as leis do escoteiro e, por incrível que pareça, procuro segui-las até hoje.
Quando a “febre” do escotismo baixou e mais da metade dos participantes do grupo abandonou as reuniões, desfez-se a tropa 2, na qual eu servia, integrando a patrulha Cobra. Fui designado para a patrulha Águia que fazia parte da antiga tropa 1.


O lema "voar alto" [escrito na bandeirola de feltro verde e preto], o símbolo e o "grito" da Águia ficaram para sempre gravados nas minhas boas lembranças:
Cri, cri, cri!
A Águia está aqui
Voando
Ganhando
A Águi-a!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Sérgio, fui escoteiro do Dom Diogo dos sete aos dezessete anos. Fui primo da matilha Marrom e Monitor de Patrulha Águia. Aquele grito que vc tanto relembra foi sugerido por mim em 1968 e a bandeirola de feltro foi confeccionada por mim também no mesmo ano. A expansão do Grupo em 71 deveu-se a uma campanha nacional da UEB chamada Expansão 70. Mais tarde fui Chefe da tropa Sênior e saí do Grupo em 73 para servir na FAB em Canoas. Fiz carreira na FAB e hoje, reformado moro em Porto Velho RO. Sempre alerta para servir o melhor possível. Um abraço, Honório Aquino.