domingo, 24 de janeiro de 2010

MONÓCULO



Fonte: YouTube.

Um dia desses encuquei com o monóculo. Esta era a novidade da minha infância em Bagé, RS, quando não havia televisão, seriado, videogame, nem câmera digital. Estou falando da década de 1960. Pois é, nessa época, a novidade era o monóculo.
Sempre havia um fotógrafo na calçada da Sete de Setembro, lá pela altura da Funerária Auxiliadora, perto do IMBA, se oferecendo para tirar uma foto de quem passava. A foto era em diapositivo, o qual era colocado no monóculo para a gente ver.
Eu me lembro que, na casa da minha avó, havia dois monóculos: um com a foto da minha tia tocando caixa repique na banda do Colégio Espírito Santo em um dia 7 de setembro; o outro com a minha foto e a da minha tia no casamento do meu tio Hermínio.
O tempo passou, as coisas mudaram, mudamos para Brasília, DF, e eu me esqueci por completo dos monóculos.Porém, recentemente, recebi um pelo correio, de presente. Era tudo que eu queria para recordar um passado que não volta mais.
O filme obtido no YouTube é mais ilustrativo.

Paccelli M. Zahler.

Nenhum comentário: