quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA PEDRA DA LUA


| CIDADE
por: Cláudio Falcão

[23H:09MIN] 22/12/2011 - CURIOSIDADE
A verdadeira história da Pedra da Lua
Recentemente o escritor Fabrício Carpinejar esteve em Bagé para escrever uma matéria a respeito da Pedra da Lua. Em seu texto ele afirma que o objeto é o maior patrimônio cultural da cidade.
Com toda a certeza não é, mas é uma inequívoca geradora de polêmica. Quando o patrimônio histórico de Bagé – o acervo do Museu Dom Diogo de Souza – corria risco de danos irrecuperáveis por causa do estado do prédio que o abriga, correu o boato que a pedra poderia ser vendida. Tudo por causa de um comentário, feito por brincadeira, pelo reitor da Urcamp na época, Morvan Ferrugem. Jamais ele teve a intenção de vender a pedra. E, de fato, não poderia, mas a polêmica se criou. Daí, vieram comentários suplementares questionando, até mesmo, a sua real existência. Mais polêmicas. Com efeito, como afirmou Carpinejar, a cobiça do mercado negro empurrou para as alturas o valor da pedra. Diga-se de passagem, que esse valor de muitos milhões não existia quando foi dada de presente, por Richard Nixon, para o ex-presidente Emílio Medici. E é aí que começa a história. O advogado Fernando Sérgio Lobato Dias, que dedicou 30 anos de trabalho ao Banco do Brasil e hoje advoga por amor à profissão, é quem conta. Por circunstâncias familiares ele tornou-se amigo de Medici e por diversas vezes advogou para o ex-presidente e sua família. Lá pelos idos de 1974 ou 1975, em uma visita do advogado à Estância Nova, propriedade rural do ex-presidente em Dom Pedrito, para tratar de assuntos profissionais, começou a se delinear o destino daquele pedaço de Lua. Já perto do almoço, o trabalho foi interrompido e substituído pelo mate. Na varanda da estância travou-se o seguinte diálogo:

Diálogo
******
-Tu já viste a minha sala de lembranças? Perguntou Medici ao advogado.
Ante a negativa de Lobato Dias a sala lhe foi mostrada por Dona Scylla, esposa de Medici. Ao retornar à varanda, outra pergunta:
-O quê tu escolheste?
Lobato Dias rebateu com uma proposta inesperada.
-Tenho um pedido para lhe fazer.
-Faça! Respondeu o ex-presidente.
-Quero a Pedra da Lua!

Doação
******
Surpreso, Medici perguntou o que o advogado pretendia. Lobato Dias sugeriu que a pedra fosse dada ao Museu Dom Diogo de Souza que estava sob os cuidados de seu criador, Tarcísio Taborda. Maravilha. Medici gostava muito de Taborda. Haviam sido vizinhos e o pequeno Tarcísio pedia voltinhas no cavalo do então capitão de cavalaria. Tinham um passado de boas lembranças. Lobato Dias queria que a doação fosse feita em ato formal. Medici se opôs e, para, solucionar a questão, o advogado levou Tarcísio à estância onde lhe foi entregue o fragmento lunar. Após as despedidas, Lobato Dias e Tarcísio retornaram a Bagé com o presente embrulhado em papel, sem escolta policial nem aparato de segurança. Não era necessário. A partir daquele momento um pedacinho da Lua fincava raízes em Bagé, a mesma Lua que Sepé Tiaraju tinha simbolizada em si mesmo. Lobato Dias esclarece que, na verdade, Nixon deu duas pedras da Lua. Uma para o povo brasileiro, que foi doada pelo então presidente Medici ao Museu Nacional (RJ). A outra foi um presente pessoal ao presidente e é justamente esta, que foi doada ao museu de Bagé. O objeto hoje é raro e deve se tornar motivo de visitação mais frequente. Não tanto pelo seu tamanho ou aparência, mas pela história que representa. Lobato Dias lançou uma flecha certeira ao escolher a pedra naquela sala. Com suas palavras, sugeriu a doação. Seu senso de oportunidade foi bem aproveitado. “Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida" (Provérbio Chinês).

Fonte: Jornal MINUANO, Bagé, RS, edição de 22.dez.2011.

6 comentários:

Pearson Airport Taxi disse...

Brilliant writing skills. post some more informative posts

Pearson Airport Taxi

kevin21 disse...

Newport Cigarettes

Cheap Newport Cigarettes

Wholesale Newport Cigarettes

Discount Newport Cigarettes

Newport Cigarettes Wholesale

Newports

Newport Cigarettes Website

Cheap Newports

Cheap Newport Cigarettes Online

Cheap Newport Cartons

Toronto Airport Transportation disse...

when i will see the next post of yours, good work

Toronto Airport Transportation

Dental IT Services disse...

hope to see more posts here. good work and keep it up

Dental IT Services

Imóveis à venda disse...

IMÓVEIS A VENDA .NET

Anônimo disse...

[p]4-column nike blazer cushioning plan competencies in among the two discs [url=http://www.uggsbootssaleukcheap.co.uk]kids ugg boots sale[/url] to provide impartial impact attenuation . They are available in a range of different colours as [url=http://www.uggsbootssaleinuk.co.uk]ugg boots sale[/url] both pull-on and lace-up varieties, and they are produced by a number of manufacturers . Virtually everybody all-around the world is waking up to [url=http://www.baileybuttonuggstore.co.uk]bailey button ugg boots[/url] the reputation of these boots . However, if you are looking for the real thing then it can be incredibly frustrating if you part with your money only to receive a fake copy of the [url=http://www.uggsonssale.co.uk]kids uggs on sale[/url] product . Um trockene Zeit zu versichern, [url=http://www.uggstoresaleuk.co.uk]ugg australia uk[/url] die Aufmerksamkeit auf Stereotypen zu zahlen . If you'd like for you to shield your lovely [url=http://www.uggstoresaleuk.co.uk]ugg uk[/url] legs from the ice cold winter time of year, you should purchase a pair of bailey button uggs for being dressed in as quickly as possible . Muster on snow boots, there is a [url=http://www.uggslipperssale.co.uk]kids ugg slippers[/url] story . An additional wonderful thing about the sheepskin is that it adjusts to [url=http://www.cheapuggsbootsonlinesale.co.uk]cheap ugg boots sale[/url] the wearer's body temperature regardless of how hot or cold the outside weather is.[/p]