quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PIRA DA PÁTRIA, BAGÉ, RS (SET.2008)

 

Fonte da foto: Jornal "Correio do Sul", edição de 02.set.2008.

A pira da Pátria fica no obelisco localizado na Praça Silveira Martins, no centro da cidade de Bagé, RS.
Muitos anos eu passei por ela. Ela é acesa no mês de setembro, próximo à data da Independência do Brasil, e, na minha época, era guardada pelos escoteiros.
Além de representar a chama da brasilidade, ela mexia com a minha imaginação e, acredito eu, dos demais colegas do Auxiliadora. Quantos de nós não sonharam em ser escoteiros para guardar a pira da Pátria em setembro?
Sei que houve mudanças estruturais na Praça Silveira Martins. Na última vez que fui a Bagé, em 1998, havia um tremendo outdoor, contrastando com as árvores e os monumentos.
É uma pena que as administrações muncipais não preservem, nem se preocupem em preservar os monumentos históricos. Assim, a história fica preservada em nossa memória enquanto ainda tivermos um sopro de vida.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: