sábado, 30 de junho de 2007

DÍVIDA DE GRATIDÃO

 
Posted by Picasa


Foto de Dom José Balestieri, bispo de Rio do Sul, SC.

Fonte: Internet.

DÍVIDA DE GRATIDÃO

Por Paccelli José Maracci Zahler

Eu tenho uma dívida de gratidão com o Padre José Baletieri por um gesto simples dele em sala de aula.
Corria o ano de 1971, nós começávamos a estudar Álgebra e eu não conseguia entender a lógica do ax+b=c. Por não entender, não conseguia estudar, pois parecia que estava estudando grego ou russo.
Um dia, o Padre José Balestieri me chamou no quadro para resolver um problema.
Morrendo de vergonha, eu fui, peguei o giz, pensei, pensei e não saiu nada.
Eu disse:
- Professor, eu não consigo! Não entendo nada!Não sei fazer!
Eu já estava me dirigindo para a carteira, cabisbaixo, quando ele me chamou:
- Espera aí!Volta e pega o giz!
- Professor, eu não consigo resolver o problema! - respondi.
Ele me disse, calmamente:
- Pega o giz que eu te ensino!
E foi me conduzindo passo a passo para a solução da equação.
Depois, me deu outra equação para resolver.
Ainda inseguro, eu segui o seu método passo a passo e perguntei:
- É esse o resultado?
Ele me respondeu:
- Isso mesmo! Viu como não é difícil?
Desse dia em diante, passei a me dedicar com afinco ao estudo da Álgebra e nunca mais tive dificuldades.
O gesto do Padre José Balestieri me marcou muito pela forma como ele me tratou, me ajudou ao invés de punir, e despertou em mim o interesse pela Matemática.
Se fosse outro professor, certamente, me daria um zero e me passaria um sabão na frente de toda a classe, atitudes que testemunhei várias vezes ao longo da minha vida de estudante.

Nenhum comentário: