domingo, 3 de fevereiro de 2008

AS PROFESSORAS CASADAS


Por Paccelli José Maracci Zahler

As professoras E. e G. eram respeitadíssimas na cidade, principalmente, no Colégio Estadual onde davam aulas.
Eram exigentes com os alunos e só passava de ano quem realmente sabia a matéria.
Moravam na rua onde minha madrinha havia se estabelecido na década de 1930. Viviam juntas, não atrapalhavam nem se metiam com a vizinhança, e eram discretíssimas.
Quando eu ia visitar a minha madrinha, na década de 1960, acontecia de eu passar pela janela da casa delas, que ficava aberta no dia da faxina, e, pelo canto dos olhos, achava estranho a presença de uma cama de casal.
Via-as saírem para o trabalho, voltarem, cumprimentarem as pessoas.
Em diagonal com a casa delas, ficava o armazém do seu Godô, onde minha madrinha costumava comprar pão pela manhã.
Um dia, minha madrinha estava saindo do armazém do seu Godô e presenciou as duas se despedindo com um beijo na boca.
Conservadora como era, minha madrinha quase teve um ataque do coração no ato, assim como quase deixou suas compras caírem no chão.
Virou para o comerciante e perguntou:
-Seu Godô, o senhor viu o que eu vi?
Ele respondeu:
- Eu vejo isso todo dia, minha senhora!
- Seu Godô, todos esses anos e, somente agora, eu soube que elas eram casadas!

Nenhum comentário: