sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O DESPACHO


Por Paccelli José Maracci Zahler

Quis o destino que eu fosse trabalhar como secretário do novo secretário, que tinha como assessora a Dona Juracy.
Na realidade, quem mandava e desmandava na secretaria era a Dona Juracy. Ela era temida porque conhecia a tudo e a todos e metia medo em quem se metesse com ela, ameaçando fazer um despacho na encruzilhada.
Toda sexta-feira, ela fazia questão de queimar um incenso de macumba para manter a fama de macumbeira e, com isso, espalhar o terror.
Passava na televisão a novela Roque Santeiro e Dona Juracy logo se identificou com a personagem Viúva Porcina, a quem passou a imitar usando turbante e balangandãs.
Um belo dia, intrigas palacianas indicavam que o secretário estava para ser substituído a qualquer momento.
Juracy entrou em campo para sondar o que estava acontecendo e tentar evitar a substituição.
Na sexta-feira daquela semana, chegou um homem com uma sacola, entrou na sala do secretário sem ser anunciado e lá ficou até o final da tarde.
Achei isso muito estranho porque não haviam me dito nada.
Na segunda-feira, a faxineira entrou para limpar a sala como de praxe.Não demorou muito, ela saiu gritando:
- Vixe, Maria! Eu não vou limpar essa sala. Tem macumba aí dentro!
- Como, Dona Cleusa, que história é essa? – perguntei.
- Veja você mesmo – respondeu-me.
Eu fui ver. Havia uma pata de bode embaixo de uma poltrona, o que explicava o medo da faxineira.
Chamaram outra faxineira que colocou a pata dentro de um saco e o levou embora.
No outro dia, quando fui conversar com Dona Juracy ela me confidenciou que o homem era um pai-de-santo.
Ele havia passado a sexta-feira toda fazendo um “trabalho” para o secretário não cair e tinha recebido o equivalente ao meu salário mensal. Por dentro, eu fiquei indignado. Eu trabalhava trinta dias e o pai-de-santo algumas horas para ganhar o mesmo que eu.
Bem, mas voltando ao despacho, a idéia era que, quando a faxineira retirasse a pata do bode, todo o mal que estavam fazendo para derrubar o secretário iria embora.Seus inimigos estariam neutralizados.
Com ou sem despacho, o secretário caiu do mesmo jeito.
Fiquei com pena do bode.

Nenhum comentário: