quinta-feira, 13 de setembro de 2007

PADRE ADOLFO DOS ANJOS (MATEMÁTICA)


Paccelli José Maracci Zahler

Quando ingressamos no Curso Científico e eu soube que o professor seria o Padre Adolfo dos Anjos, que já havia participado do congresso de renovação da Matemática no Brasil e tinha fama de ser durão, eu tremi nas bases.
Eu estava acostumado com o Padre José Balestieri, que tinha me ensinado a resolver problemas de Álgebra, e tinha um estilo completamente diferente.
No primeiro dia de aula, o Padre Adolfo fez uma prova com todo mundo e a nota máxima foi 5,0. Sem falar que a forma de explicar as coisas não eram muito claras. Para entender tinha-se que estar com todas as regras na cabeça.
Todo mundo entrou em pânico.
Eu comecei a pensar em uma forma de vencer essa barreira e descobri que a Matemática só é realmente compreendida através de exercícios.
De nada adiantava ficar resumindo a matéria e decorando fórmulas.
Encontrei um livro com centenas de exercícios de Matemática e todos os dias eu fazia mais de uma dezena.
Coloquei um quadro-negro em meu quarto e fazia exercícios até meia-noite.
Passei a tomar gosto pela coisa.
Os resultados positivos chegaram mais cedo do que eu pensava e, quando a nota chegava aos primeiros lugares, o Padre Adolfo incentivava, não somente a mim como aos demais, colocando a prova em exposição na sua sala.
Alguns colegas descobriram que o Padre Adolfo adorava fazer discursos. Então, quando a aula estava muito chata e ninguém estava compreendendo patavina, os mais habilidosos puxavam um assunto interessante, o Padre Adolfo fazia um comentário, se entusiasmava e tascava um longo discurso, que mexia com a nossa imaginação.
Tive a sorte de ter tido o Padre Adolfo como meu professor de Matemática 1 e 2 na Faculdade de Agronomia e percebi que ele ficou muito feliz em me ver na classe. Porém, meu desempenho deixou a desejar porque eu tinha que estudar outras disciplinas com as quais não estava acostumado como Petrologia, Química Analítica Qualitativa, Desenho Técnico Aplicado, Morfologia Vegetal, Zoologia Agrícola.
Restaram as boas recordações e a saudade.

Nenhum comentário: