quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SEMPRE FUI PERNA-DE-PAU


Paccelli José Maracci Zahler

Embora eu tenha falado algumas vezes em ter jogado futebol, na verdade, posso afirmar que participei de algumas partidas para completar o time, pois nunca joguei nada que prestasse.
Tudo bem que vivíamos a febre do Brasil ter conquistado o tri-campeonato mundial de futebol e em todas as calçadas, todas as várzeas e, inclusive no pátio do Colégio N.S. Auxiliadora, tudo era motivo para uma partida de futebol, inclusive com bola de meia.
Não escondo, nunca tive habilidade com a bola, seja com os pés ou com as mãos.
A bola, a redondinha, a gorduchinha, sempre fugiu de mim.
Aos sábados, o pátio do colégio era o palco de várias partidas de futebol entre as turmas.
Cada um contribuía com um pouco e alugava as camisetas e a bola com o Padre Nestor.
Eu vivia morrendo de vontade de jogar em um daqueles times, mas haviam dois problemas: 1) eu era perna-de-pau; 2) eu sofria com freqüentes inflamações da garganta e não podia ficar me expondo às intempéries.
Em um desses sábados, eu estava aguardando o início de uma das partidas e faltou um jogador.
O capitão do time, o Tupy Silveira, me procurou e me perguntou se eu queria participar da partida para completar o time.
Falei para ele que não estava preparado porque não havia trazido o calção. Ele me disse que isso não era o problema. Ele tinha trazido dois calções e me emprestou um deles.
Fiquei correndo como um desesperado atrás da bola e ela não queria nada comigo.
Não tenho idéia de como terminou a partida, mas nunca esqueci o gesto do Tupy Silveira.
Já no Científico, as aulas de educação física do Prof. Paulinho foram substituídas por jogos de futebol.
Escalado para um dos times, tentei várias posições no meio do campo, pois nunca gostei de atuar como zagueiro. Resultado: acabaram me pedindo para ser goleiro.
Até que me esforcei bastante e consegui fazer algumas defesas importantes em partidas subseqüentes, porém, um problema de cistos nos punhos que, por muitos anos, tem me incomodado, acabou com a minha carreira futebolística.
Provavelmente por essas situações hilárias de falta de habilidade com a bola, não acompanho, nem converso sobre campeonatos de futebol, além de desconhecer por completo as regras.

Nenhum comentário: